As juntas de grafite possuem diversas aplicações sendo elas: Podem ser utilizadas em inúmeros segmentos de indústria, dentre elas; Papel e celulose, Aeronáutica, Marítima, Transportes, Vidros, Indústria de selos mecânicos, Bombas de vácuo, Mineração, Petroquímica, Refinarias de petróleo, Química, Automobilística, Gráfica, Alimentícia, de Bebida, Indústria Química, siderúrgica, entre outros.

Além das aplicações, onde ela pode ser usada, as juntas são essenciais para evitar vazamentos e normalmente seu material é de fácil flexibilização e maciez, essa maciez é importante para quando ela for muito apertada poder preencher todas as irregularidades da superfície de flanges. 

Como sabemos as junta são fabricadas de grafite, carvão entre outros materiais por isso é importante conhecer mais sobre as especificações do material. 

TEMPERATURA: quanto mais alta temperatura melhor será a vedação, normalmente o fluído que é exposto a elevadas temperaturas e logo após a baixas temperaturas acontece o que chamamos de “CREEP-RELAXATION” uma deformação definitiva dos materiais maciços. 

PRESSÃO DO TRABALHO: cada tipo de junta é submetida a uma pressão determinada, para aumentar a resistência é preciso adicionar em sua composição tramas de fio inox que é o grafite puro flexível. 

COMPATIBILIDADE QUÍMICA: a compatibilidade é muito importante ao utilizar uma junta de vedação, não adiante submeter a elevadas temperaturas e pressão se não for compatível com o PH do produto, pois causará vazamentos. 

Como falamos acima o material mais utilizado é o grafite flexível e também é o mais seguro para confecção das juntas, ele é fabricado a partir da calandragem e expansão do grafite natural puro, sua capacidade de selabilidade é maior, é considerada superior aos demais materiais, apresenta excepcional flutuação, resistência e condutibilidade elétrica e térmica. 

Solicite seu orçamento na Carbono Americana! 

Produzimos conforme medida, desenho ou croqui e de acordo com a quantidade solicitada pelo cliente.