O selo mecânico é um componente de uma máquina rotativa cujo objetivo é evitar o vazamento de fluídos entre dois meios, ou seja, impedir que o fluído processado ou bombeado chegue até a atmosfera e meio ambiente. 

Seu objetivo é evitar a passagem, fuga de líquidos e gases, entre o eixo rotativo (móvel) e a carcaça fixa da bomba. Tem longa vida útil, não danifica o eixo ou a luva protetora do eixo, e tem manutenção praticamente inexistente ou mínima, além de gerar grande economia de energia elétrica. O selo mecânico proporciona inúmeras vantagens e benefícios quando comparado a gaxetas. Só o selo mecânico garante vedação total, confiável e durável.

Ele possui ajuste automático das faces de contato Parte Fixa e Conjunto Rotativo (Face Estacionária e Face Rotativa ou Giratória), compensa automaticamente pequenos e grandes desvios axiais e radiais (deflexões) do eixo rotativo, além de preservar o meio ambiente, atmosfera, lençol freático, rios, riachos, solo, mananciais e aquíferos do nosso planeta.

Seu uso é muito requisitado em maquinas rotativas que processam algum tipo de fluido, como bombas, reatores, ventiladores, entre outros. Um dado importante coletado é que 90% das aplicações do selo mecânico são concentradas em bombas centrifugas que precisam deslocar os fluidos dos segmentos químicos, petroquímicos, farmacêuticos, papel e celulose, alimentos e bebidas, energia e saneamento. 

Suas vantagens são inúmeras, conheça mais sobre elas!

• Economia 

• Vedação perfeita

• Não há necessidade de trocar buchas

• Incorporam princípios hidráulicos 

• Manutenção zero 

• Custo elevado, porém, com mais qualidade

• Os selos são projetados de acordo com o equipamento (personalizado)

• Lubrificação melhor 

• Tempo de vida útil mais longo

• Raras falhas

Entenda melhor o seu funcionamento. 

As faces rotativa e estacionária encontram-se perpendiculares ao eixo e uma das faces é “empurrada” contra a outra através de mola única ou múltiplas molas. O contato axial estabelecido pela força exercida pela mola e a pressão do fluido atuante na caixa de selagem determinam o fechamento das faces realizando o que chamamos de vedação primária ou dinâmica, bloqueando a passagem do fluido para o eixo do equipamento. 

A vedação secundária ou estática é feita por anéis “O”, foles de borracha, anéis retos, cunhas em PTFE, impedindo a passagens do fluido pelos interstícios do selo mecânico. Cada face do selo é lapidada o que conferem a elas uma rugosidade de três bandas de luz, aproximadamente 1, variando de acordo com o tipo de material das faces de contato.